segunda-feira, 18 de junho de 2012

Adubação

A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.

A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho. A adubação pode ser classificada:

    quanto ao tipo de fertilizante:
        mineral (ex.: NPK, sulfato de amônio, superfosfato simples) ou
        orgânica (ex.: esterco de curral, vermicomposto, vinhaça, adubos verdes);
    Quanto à via de aplicação:
        diretamente no solo,
        foliar, e
        via água de irrigação ou fertirrigação.

A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta é um dos principais responsáveis pelo baixo índice produtivo a pasto. Por isso, melhorar a eficiência do pastejo, eliminando perdas por rejeição ou pisoteio, é um dos principais fatores que o produtor deve observar quando lança mão da adubação em pastagens. Aplicar as técnicas corretas de adubação relaciona o aumento da produção de forragem ofertada ao bovino, na quantidade e qualidade da produção de carne e leite.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes